Lançado em 1993 pela ID software, esse first person shooter extrapolou todos os limites em violência gráfica 3D e se tornou muito popular, apesar das inúmeras controvérsias. Segundo uma pesquisa que fiz aqui, estima-se que só a versão shareware foi jogada por mais de 15 milhões de pessoas no mundo todo, sem duvida DOOM marcou época e se assim como eu você foi jovem na década de noventa, sabe que não estou exagerando não é mesmo?
Foi esse clássico pais dos FPS modernos que popularizou os games em redes e permitiu a criação de novas campanhas, monstros e armas pelos jogadores. Sim, eu lembro que você comprava um livro sobre o game, a segunda versão Hell on the Earth, que vinha com um cd com o programa para criação. Aposto que esse livro foi a primeira interação com programação de jogos que muita gente teve na vida. Esse game demorou para ficar obsoleto, porém, muitos saudosistas como eu ainda tem o prazer de passar por suas fases sangrentas atirando em tudo quanto e horror vomitado pelo inferno!
Doom 1
A historia do game é na realidade bem simples. O jogador entra na pele de um fuzileiro durão estilo chuck norris que foi deportado para uma colonia de marte por desacatar as ordens dos seus superiores quando estes ordenaram que matasse civis inocentes. Ele é forçado a trabalhar para a Union Aerospace Corporation (UAC), um complexo militar ultra secreto que estava realizando experiencias de teleporte entre as luas de marte, Phobos e Deimos. Entretanto, algo sai errado e criaturas que parecem ter vindo diretamente do inferno invadem o complexo, levando horror, caos e destruição. Uma tentativa de deter a invasão falha miseravelmente e todos os soldados são mortos pelos demônios e retornam como zumbis! E, o que já era ruim, piora quando uma das luas, Deimos, desaparece do nada. então o jogador e enviado com um grupo para deter a invasão, mas e claro, acaba sozinho contra todas as hordas do inferno.
Para terminar o game, o jogador precisa passar por três episódios, contendo nove missões cada e seus diversos chefes e perigos até descobrir a horrivel verdade (Na versão shareware so está disponível o primeiro episodio). Deimos agora flutua nos céus do inferno! Depois de vencer todos os vilões, uma porta secreta se abre para o herói que provou ser forte demais para o inferno. O pacote de expansão ultimate Doom adiciona ainda um quarto capitulo, Thy Flesh Consumed, que conta como foi o retorno do herói para casa.
Doom 2: Hell on Earth
Lançado em 1994, ao contrario do game original, que era vendido em forma de shareware e os capítulos adicionais tinham que ser encomendados pelo correio, doom 2 veio já na forma comercial. Com 32 fases seguindo uma ordem linear, sendo 30 convencionais e 2 secretos. Em 1995, Doom 2 ganhou o Origins Award, por Best Fantasy or Science Fiction Computer Game of 1994.
Quando o jogador retorna a terra não acredita no que seus olhos mostram, os demônios haviam chegado primeiro que ele e estavam destruindo tudo pela frente e transformando humanos inocentes em zumbis. Toda a sua luta em marte havia sido em vão e o seu mundo nunca mais seria o mesmo. Alguns cientistas haviam criado uma especie de nave gigantesca para levar os sobreviventes para uma base espacial em urano, mas infelizmente ela também foi dominada pelos monstros, impedindo qualquer nave pousar ou deixar a estação. O jogador e enviado novamente para deter retomar a estação espacial e desligar o campo de força. Depois deve descobrir onde está o portal para o inferno e dar um fim nele mesmo que tenha que atravessar para o outro lado! E o destino de toda a raça humana e do universo está nas costas do jogador.
Apesar de parecido com a primeira versão, Doom 2: Hell on Earth traz melhoras em relação aos gráficos e uma dificuldade maior, os mapas são maiores e mais complicados, existem novos inimigos e os antigos chefes agora são monstros corriqueiros. Esse game foi o primeiro que joguei na vida, e fiquei tão viciado que zerei todas as 32 fases sem usar cheat algum! Alguns dizem que é dae que vem minha atual pertubação. haha
Doom 3
No ano 2000, John Carmack (co-fundador da Id Software) anunciou planos para um remake do game original e isso gerou uma pequena briga na empresa, pois Kevin Cloud e Adrian Carmarck, os outros dois donos da empresa tinha uma forte oposição a ideia. Mas a boa recepção de Return to the castle Wolfstein, outro remake, e as novas tecnologias fizeram com que os funcionários mudassem de ideia e deram um ultimato a Kevin e Adrian, "deixa a gente fazer esse remake ou pode demitir-nos!" (Pessoalmente eu acho que teria sido melhor ter demitido eles, por que esse game é muito insosso)
O Game demorou 4 anos para ser produzido. Em 2001 foi mostrado na MacWorld em Tóquio e em 2002 na E3, com um vídeo de 15 minutos. A produção do game acabou em 14 de julho de 2004, 3 de agosto lançado nos estados unidos e três dias depois no resto do mundo. ( somos sempre o resto né?).
A trama principal e igual a original, entretanto, a ID contratou um escritor de ficção cientifica, Matthew Castello, para escrever o script e ajudar com as storyboards. Animações foram adicionadas para dar contexto as ações do jogador bem como falas e textos espalhados pelo cenário para demonstrar a preocupação das vitimas em relação aos eventos em marte.
A historia basicamente fala sobre a descoberta de ruínas subterrâneas no solo de marte. Os sinais mostravam que a muitos seculos atrás uma raça alienígena desenvolveu o sistema de teletransporte, porém, descobriam tarde demais que algumas rotas passavam pelo inferno. Para deter os demônios eles criaram uma arma chamada Soul Cube, abastecida com a alma dos marcianos e usada para derrotar as criaturas. E por fim, os alienígenas sobreviventes deixaram relatos para não recriarem a experiencia fracassada, mas caindo em mãos humanas é claro que ninguém ia dar bola. A UAC, descobre o mistério do Soul Cube e recria a experiencia sob o comando do cientista Malcon Bertruger, e o inferno novamente está instalado em marte. O jogador e enviado para conter a destruição e descobre que Bertruger deseja usar os demônios para invadir e comandar a terra, basicamente o jogador terá que impedir isso.
O grande defeito desse jogo e a inteligencia artificial podre. Para variar apenas os zumbis demonstram alguma inteligencia, eles tentam se desviar das balas, se escondem atras de caixotes ou coisas do tipo enquanto o resto dos monstros enfrenta as balas na raça mesmo. Eu odiei esse jogo e não acho de forma alguma que ele está a altura dos jogos originais e, para minha profunda tristeza, rola comentários na internet de uma possível continuação, o Doom 4.
O sucesso de Doom em outras midias e as controvérsias
Além dos games, alguns romances foram criados e publicados com a aprovação dos criadores. Que, infelizmente, nunca apareceu por aqui. Uma historia em quadrinhos não oficial também foi criada e em 2005 surgiu aquele fracasso cinematográfico com o nome do game.
A trilha sonora dos games originais são simplesmente muito intensas e sinistras. Foram todas criadas por Robert Prince, que também trabalhou em outros jogos incríveis pela Id Software. Existe a discussão sobre a musica At the doom portal, sobre ela ser baseada em musicas do Metallica, Master of puppets e No remorse. Alguns acham que foi baseada em musicas do King Diamond.
O jogo também foi associado ao famoso massacre de Columbine, onde dois garotos armados, saíram atirando em alunos e professores pela escola. Os assassinos portavam em suas casas símbolos nazistas, cds de metal industrial (na época popularizado pelo ícone Marylin Manson) e bastante material que provava que eram extremamente viciados em Doom. Eles sempre procuram um responsável não é mesmo? É incrível como quando aparece um maniaco os conservadores jogam logo a culpa em bandas e jogos e esquecem da culpa do próprio agressor. Imagine como seria o mundo conservador hein provavelmente ainda andaríamos em carruagens para não agredir o meio ambiente.
Enfim, Doom além de um fps estiloso é realmente uma obra de arte que o tempo não conseguiu e nem conseguirá apagar dos nossos corações gamers. Eu pude notar, que não somente os garotos dos anos noventa como eu, mas a nova geração tem sim procurado por essa perola que foi lançada em diversas plataformas e hoje ainda pode ser jogada online por gamers de todas as idades. Esse game marcou minha vida de tal forma que ao escrever sobre ele sou invadido por uma saudade feliz e uma vontade enorme de reviver o pesadelo nos labirintos dos jogos, alguns dirão, não é a mesma coisa cara, mas para mim, sempre será!
Abaixo deixo videos de gameplay e as trilhas sonoras para acalmar nosso saudosismo amigos.
Soundtracks Doom 1 e 2
Gameplay´s
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