terça-feira, 21 de maio de 2013

Cidade das Sombras, o filme que inspirou Matrix!


Certo, este filme não e de terror e muito menos trash, porem eu o achei tao bacana e diferente que eu tenho que falar sobre ele. assistam, serio, e uma delicia de filme e coloca em cheque muito do nosso dia a dia. 

A historia do filme gira em torno de John Murdoch (Ruffus Sewell) que acorda em uma banheira sem lembrar nada da sua vida. John esta sendo caçado por estranhos carecas vestindo sobretudos negros e também pela policia que o persegue pelo assassinato de nove prostitutas, coisa que ele também não lembra de ter cometido. Correndo contra o tempo em uma cidade onde a noite dura eternamente, Murdoch deve descobrir uma chocante verdade que vai mudar para sempre a vida de todos os habitantes da cidade.

A ambientação dark noir do filme empresta uma beleza aos cenários como aquela saudosa gotham city do final dos anos oitenta que a simples lembrança enche de lagrimas saudosas grande parte dos fãs do cinema. O diretor Alex Proyas, que dirigiu  o corvo, com o brilhante Brendom Lee e  nos maravilhou com um clássico da ficção cientifica eu, robô do escritor Isaac Asimov, foi a grande mente por trás desse belo filme.

Os estranhos, a especia antagonista nesse filme  merecem seu lugar de destaque entre os grandes monstros do cinema cientifico. Eles são uma especie extremamente desenvolvida que descobriu uma forma de alterar a realidade simplesmente utilizando sua forca de vontade. Entretanto, apesar de muito avançados, essa especie esta se extinguindo. Procurando no espaço acabaram encontrando o nosso planeta e resolveram utiliza-lo para estudos. A sua principal meta de estudo e a alma humana, ou mais especificamente, a individualidade humana, pois eles são seres coletivos e compartilham memorias. E através das memorias que eles controlam os humanos da cidade e todo resto, com o poder de mudar a realidade eles constroem a cidade e reconstroem como querem. Não somente a cidade mas as memorias dos habitantes, quem hoje e um contador amanha pode ser um assaltante e vice e versa, tudo em nome de suas pesquisas.

Ate aqui acho que você já tem uma ideia do filme certo? Recomendo que assistam e tirem suas próprias conclusões. Pergunte para si mesmo, "o que ando fazendo da minha individualidade afinal de contas?"

Curiosidades sobre o filme:
- Logo no início do filme, aparece um cartaz de um teatro com os dizeres "Now Showing, The Evil, Late Show Nightly", com outro cartaz ao lado onde estava escrito "Comming Attractions, Book of Dreams". Ao término do filme, o cartaz anunciando para em breve "Book of Dreams" permanece, mesmo com o teatro tendo sido alterado;

- O número do quarto de hotel onde John Murdoch (Rufus Sewell) acorda 614. Na Bíblia, o salmo João 6:14 se refere chegada do salvador



3 comentários:

  1. quando assisti esse filme eu achei muito interessante, me fez pensar bastante e prendeu minha atenção legal, obrigado por me permitir lembrar de algo tão foda

    ResponderExcluir
  2. É UM DOS MEUS FILMES PREFERIDOS, DE TODOS OS TEMPOS.

    ResponderExcluir