quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tudo sobre Godzilla, o rei dos monstros!!

Ele é muito maior que o maior prédio do japão. Sua ira vez ou outra causa bastante prejuízo para o pais que tem seus tanques de guerra e outros veículos militares destruídos incontáveis vezes pelo raio desintegrador dessa colossal e radioativa besta pre histórica! Outras criaturas com igual ou maior sede de destruição ja tentaram lhe destruir, porém, logo descobriram que o lagartão é um inimigo muito duro na queda. Hoje, no Dead Hour, o pior blog da internet, tudo sobre  Godzilla, o monstro nipônico que conseguiu na base das mordidas um lugar no nosso coração de fã!

A primeira aparição do monstro foi em 1954 no filme Godzilla, ou como é chamado na terra do sol nascente, Gojira e continua sendo despejado mais e mais filmes do monstro até os dias de hoje, um total de 28 filmes até agora lançados pela Toho Film Company Ltda. Em 1998 os americanos lançaram sua versão de Godzilla que não foi muito bem recebida pelos fãs. 

O monstro simbolo do japão é na realidade o medo personificado da guerra nuclear. Com sua imensa força física e poder de destruição a criatura evoca  os episódios nucleares de Hiroshima e Nagasaki e tal lembrança foi a aposta do produtor Tomoyuki Tanaka e do diretor Ishiro Honda para criar um filme que com certeza ficaria gravado na mente dos fãs japoneses. A partir dae o monstro as vezes e representado como herói e outras vezes como um vilão, talvez demonstrando que a própria natureza de uma catástrofe é imprevisível  Sim, Godzilla e outros monstros da terra do sol nascente são formas de mostrar ao mundo como eles lidam com os constantes imprevistos que assolam diariamente esse pais, como terremotos, inundações e etc. 

Baseado em varias especies de monstros pré-históricos, Godzilla possui  incríveis cem metros de altura e além disso solta raios nucleares da monstruosa bocarra! Toda essa monstruosidade foi criada através da técnica SUITMATRON, que apesar do nome bacana não passa de um cara fantasiado.A pele era construída com látex retardante de incêndio para evitar queimaduras. Os dentes foram feitos com madeira e resina e os movimentos do rabo e da cabeça eram realizados com cabos de náilon e pequenas baterias. Seus rugidos, marca registrada do rei dos monstros, eram produzidos com um contrabaixo e objetos de borracha.

Seus inimigos eram os mais variados possíveis  inclusive ele já quebrou o pau com uma celebridade mundial, o temível King Kong! A maioria das criaturas que surgiam para desafiar Godzilla e de quebra destruir uma parte de Tóquio eram resquícios assim como ele da era atômica  com exceções de criaturas que vinham do espaço e sabe-se la mais de onde. Normalmente, quem sempre levava a pior nesses embates era a população, é claro que no fim sempre davam um jeito de reconstruir a cidade da mesma forma que era antes, pelo menos a maquete dela. 

Seus pontos fracos variam de filme para filme, as vezes gelo e as vezes eletricidade ou qualquer arma feita pelos humanos que desse na telha dos roteiristas, sempre a procura de uma novidade que com o tempo ficava cada vez mais dificil. O grande problema de uma franquia clássica e exatamente a inovação.

Godzilla também atacou os quadrinhos americanos da Marvel, entre 1977 e 1979 e mais recentemente a Dark Horse lançou algumas novas historias do monstro. A lendária Hannah-Barbera também aproveitou o lagarto em uma serie animada ( The Godzilla Power Hour ), todos queriam seu pedacinho gordo da franquia é claro. Nos videogames Godzilla também surgiu apavorando seus fãs. Tivemos versões das batalhas dele em diversas plataformas, game boy, super nintendo, nintendinho, game boy advance, xbox, playstation entre outros, provando que a franquia também é muito lucrativa em matéria de games.

Curiosidades sobre Godzilla:


- A idéia da história de Godzilla surgiu quando o produtor Tomoyuki Tanaka teve que cancelar um projeto chamado "Eiko Kage-in", que mostrava um barco de pesca japonês que era contaminado por um teste nuclear realizado por americanos. A idéia foi posteriormente adaptada para a criação de um monstro gigante a partir dos testes nucleares;

- Inicialmente o produtor Tomoyuki Tanaka queria que Godzilla fosse um macaco gigante. O responsável pelos efeitos especiais Eiji Tsurabaya chegou a idealizar o personagem como um octopus gigante;

- O nome Gojira surgiu da combinação das palavras gorira (gorila) e kujira (baleia);

- O 1º traje de Godzilla pesava cerca de 90 quilos, dificultando bastante os movimentos de Haruo Nakajima quando o estava usando. Usando o traje Nakajima conseguia andar apenas 9 metros;

Godzilla foi um dos primeiros filmes japoneses a ser exibido na Coréia, algo raro na época devido à rivalidade existente entre os dois países;


Este é um vídeo comemorativo sobre os cinquenta anos da franquia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário