sexta-feira, 26 de abril de 2013

O incrivel surrealismo do mestre H.R GIGER

Como definir Hans Ruedi Giger? Poderíamos dizer que ele é um gênio  das artes gráficas, um escultor memorável ou um visionário também.  Tudo isso se aplica a este artista reconhecido mundialmente. Nasceu em 1962 em Chur, na Suíça e em 1964 se mudou para Zurique, onde estudou arquitetura e desenho industrial na Escola de Artes Aplicadas. Em 1966 expôs pela primeira vez seus trabalhos. Pouco depois ele descobriu o aerógrafo e desenvolveu seu próprio estilo de pintura a mão livre que usou em suas mais reconhecidas obras nos levando em uma viagem por paisagens oníricas/biomecânicas surrealistas. Um adorável pesadelo que rendeu ate os dias atuais mais de vinte livros com suas obras!

O seu livro mais famoso, Necronomicon, publicado em 1977 serviu de inspiração para o visual da criatura no filme Alien o oitavo passageiro do diretor Ridley Scott. Sendo este o primeiro trabalho no cinema do artista que até lhe rendeu um óscar de melhor realização em efeitos especiais de 1980. Outros filmes que contaram com a arte do mestre foram, Poltergeist 2, Alien 3, A Experiencia e Duna.

Giger também trabalhou com escultura e em 1988 projetou seu primeiro ambiente em um bar em Tóquio no japão, o Gigar Bar. E apenas quatro anos após a abertura do bar no japão ele também criou outro bar na sua cidade natal, Chur. 

O museu H.R Giger, outro sonho do artista, abriu as portas em 1998, no no Chateau St. Germain, na histórica cidade murada de Gruyères, Suíça. O museu conta com a maior coleção de pinturas, esculturas, mobiliário e desenhos para cinema do artista do incio da década de 60 até os dias de hoje. Alem de seus trabalhos, nos pisos superiores esta a vasta coleção de arte particular de Giger, que inclui obras de Salvador Dali, Ernst Fuchs, Dado, Bruno Weber, Günther Brus, Claude Sandoz, François Burland, Friedrich Kuhn, Joe Coleman, Sibylle Ruppert, Andre Lassen, bem como obras de muitos outros talentosos  artistas contemporâneos.

Em 2003 o HR Giger Museum Bar foi inaugurado, o bar mais foda do artista, que possui aquele jeitão de catedral gótica  Nos últimos anos o artista vem sendo homenageado com diversas exposições de suas obras, ate mesmo de obras em mãos de colecionadores pelo mundo todo. Atualmente ele trabalha e vive em Zurique com sua esposa Carmen Maria Scheifele Gige.

Para saber mais sobre o artista e seus trabalhos visite suas paginas oficiais cujo link estou listando abaixo. Também postarei imagens de suas obras e um vídeo para vocês terem ideia da grandiosidade da mente desse homem.












Nenhum comentário:

Postar um comentário